Com a evolução das exigências Ambientais, apenas empresas certificadas (empresas e não técnicos, é importante distinguir) podem instalar, efetuar manutenção ou prestar assistência técnica a equipamentos que possuem gases fluorados, como os aparelhos de ar condicionado, câmaras Frigorificas entre outros.
Para evitar a libertação intencional ou acidental para a atmosfera destes gases com efeito de estufa (GEE) e garantir o seu correto manuseamento, o regulamento (UE) nº 517/2014 establece regras específicas sobre o confinamento, utilização e destruição de gases fluorados. E impõe ainda condições à colocação no mercado de produtos e equipamentos específicos que contenham, ou cujo funcionamento dependa de gases fluorados com efeito de estufa.
Conheça melhor a legislação aplicável e os produtos abrangidos na página da Agência Portuguesa do Ambiente.
Nem todas as empresas instaladoras de ar condicionado no nosso mercado estão certificadas, seja por ainda não terem sentido necessidade de o fazerem, seja por motivos burocráticos de demora na atribuição de certificados ou devido a listas de espera nos centros de formação. As empresas sem certificação estão impedidas de adquirir e manusear gases fluorados, presentes nos aparelhos de ar condicionado.
A nossa recomendação é que antes de adquirir um ar condicionado, ou outro equipamento que tenha gases fluorados, num instalador, ou numa loja ou grande superfície, informe-se sobre quem vai fazer a instalação e garanta que a empresa é certificada.
Se já possui ar condicionado e necessita de manutenção ou assistência técnica, contacte nos pois somos uma empresa certificada, se pretende retirá-lo não se limite a cortar os tubos e a remover as máquinas. O gás no seu interior deve ser recolhido e reencaminhado para reciclagem ou destruição por uma empresa certificada para o efeito.